25 de março de 2011

A culinária como uma poderosa ferramenta pedagógica

A culinária é uma atividade que desperta o interesse e o envolvimento dos alunos, estimulando a cooperação e a integração, instiga a experimentação, além de trabalhar a matemática, linguagem oral e escrita. Ainda estimula para uma alimentação saudável e bons hábitos de higiene. Essa é uma prática cada vez mais presente no contexto do Colégio Sinodal Sete de Setembro com as turmas da Educação Infantil.
A turma do Kinder mostra que culinária também é coisa de gente pequena com um delicioso bolo de banana.


20 de março de 2011

Nossa História!

"Quando falamos de História, temos o costume de nos refugiar no passado. É nele que se pensa encontrar o seu começo e o seu fim. Na realidade, é o inverso: a História começa hoje e continua amanhã."

Para introduzir o conteúdo do Ensino de História e sua importância, foi realizado uma atividade com os alunos, onde cada um escreveu um momento que marcou sua vida. Abaixo algumas das histórias:

Minha História- Tudo começou no ano de 2009 quando eu estava viajando e minha potranquinha nasceu. Logo que  voltei fui vê-la, ela estava saudável e forte com sua mãe e é claro, graças ao meu avô, ela estava muito bem.                                                                                             
Bem, quando eu e minha família fomos a Porto Alegre, fomos visitar e olhar o estádio Olímpico. Quando chegamos vimos os jogadores treinando. Num minutinho de distração, eu me virei e vi meu ídolo e é claro tive que registrar este belíssimo momento. (Thiago Luiz Wiedthauper)
Era um dia antes do Natal e nós estavamos empolgados. Na noite de Natal ganhamos tratores e um quadro. Eu e o meu primo ficamos muito contentes. Meu primo não parava de escrever e apagou até minha mensagem do quadro, olha que safado!
( Vinícius Stürner )




A Mochila 
Minha imã inventou de me colocar em uma mochila de rodinhas que ela usava para ir ao colégio e saiu passear comigo e  eu tão pequena inocente achava bonito. De recordação, para quando fosse me contar esta história, que ela fez comigo ela tirou essa foto. ( Vitória Raber )










Logo que ficou grávida, minha mãe escolheu o nome de Maria e meu pai completou com Clara que juntos significam muita luz e alegria. Engatinhei com 6 meses e comecei a caminhar com 13 meses, com 1 ano e quatro meses comecei a ir na escola. Hoje tenho 10 anos e frequento o Colégio Sinodal Sete de Setembro e amo história. ( Maria Clara P.Q.S )







O momento que marcou a minha história foi o nascimento do meu irmão Antônio Vidal, eu tinha 5 anos.
( Victor Allebrandt )  
















Essa foto foi tirada logo depois do meu nascimento em 2000. Nela estou  com o meu bisavô Francisco do Amarante, pai da minha avó materna. Em 2011 ele fez 93 anos. É uma pessoa muito boa e feliz e de bem com a vida.  Nasci no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Minha mãe se chama Michele e meu pai Clóvis. Tenho uma irmã mais velha chamada Martina. Estudo no Colégio Sinodal Sete de Setembro e tenho 10 anos.
( Fernanda S. Birck )









Nasci em março de 2000, no hospital Alto Jacuí às 17h45min. Comecei a engatinhar em outubro de 2000 e a caminhar em abril de 2001. Minha primeira amiga foi Vitória Raber. Em 2006 minha irmã nasceu e no dia seguinte eu fui ver ela no hospital. Agora tenho 11 anos e estou no quinta série e tenho 20 colegas e 9 professores. ( Cristhoper )






Olá! O meu nome é Laís tenho 10 anos. Quando nasci, minha mãe escolheu esse nome porque acho bonito. Comecei a ir na escola com 3 anos e tenho um irmão que se chama Davi. Comecei a falar com 1 anos e 5 meses e minha primeira palavra foi "dadá".
( Laís )











No ano de 2003, quando eu tinha 2 anos e 7 meses eu comecei a ir no Colégio Sinodal Sete de Setembro. Minha primeira professora foi a Solange Fries. Sempre gostei muito de ir a escola.   (  Gabriel Güntzel )







Outro conteúdo trabalhado na disciplina de História foi o "tempo" e como atividades os alunos da 5ª série fizeram uma ampulheta com garrafas de plástico e areia.



18 de março de 2011

Expodireto Cotrijal 2011


Alunos 3º, 4º e 5º anos

Teatro 5R
No dia 16 de março as turmas do 3º, 4º e 5º anos do Colégio Sinodal Sete de Setembro realizaram um passeio de estudo na Expodireto Cotrijal. Visitaram o Recanto temático, onde viram a questão de produção e exploração da natureza com fins produtivos. Também visitaram o espaço da Emater onde viram as propriedades modelo. O pavilhão da Agricultura familiar (agroindústria e artesanato) e também o teatro que tratava sobre o tema dos 5R. Aprenderam a reciclar, reaproveitar e reorganizar o espaço de forma muito divertida.

Ainda sobre o Carnaval...

Alunos do quarto ano produziram textos sobre o Carnaval. Confira...

Carnaval

            Eu adoro carnaval porque no carnaval agente se fantasia. O caranaval dura quatro dias e quatro noites. Tem pessoas que trabalham o ano inteiro só para comprar um roupa de carnaval. O caranaval foi inventado no século XVII pelos portugueses e eles que trouxeram o carnaval aqui para o Brasil.
            Este ano o carnaval começa no dia 4 de março e termina no dia 8 de março. O carnaval mudou muito antigamente era só folia, agora o carnaval é todo bonito e bem organizado.
            Em Não-Me-Toque não tem carnaval de rua. Já em Carazinho e PassoFundo já tem. No Brasil é o lugar onde é o melhor carnaval do mundo.

Aluno: Bernardo Raber


Carnaval

O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração em geração há muitos séculos.
Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa  época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada da Quaresma.
Mais tarde surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão chegaram ao Brasil em 1892. Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colômbia, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.
Aluna: Gabriela Hartmann

15 de março de 2011


     Os alunos de séries finais estão se preparando para o Sarau de Poesias, que acontencerá no dia 31 de março, ás 19h. Autora a ser trabalhada: Cecília Meireles.

O Lápis...
La vai ele guiado por mãos
Deve sempre ser lápis bom
Para não errar
Pois se isso acontecer
Lá vai a mão apagar
E novamente desenhar
Se o lápis ruim ficar
Logo, logo...

Vai apreender
Pois cortes fortes vai sofrer
Ele pode melhorar
Até mesmo piorar
E a parte de dentro
A mais importante
Mas que para alguns
É insignificante
Mas pelo final
Marcas ele deixou...
Autoras: Amanda e Anna Júlia (6ª série)


Aparências
Sou um lápis que já sofreu
muitos cortes dolorosos.
Sou um lápis que já passou por
muitas mãos que me deixaram marcas.

Ás vezes sou esquecido num canto
por não ter uma boa aparência, e tenho
um propósito a ser alcançado, SER FELIZ!
Posso ser feio e maltratado por fora,
mas por dentro sou um lápis único e especial.

Tenho a capacidade de escrever a minha história
e a história dos outros.

E o que importa é
o que há dentro de mim! Pois minha
aparência não muda
meu jeito de ser!

Autoras: Martina e Luiza (6ª série)

Um Lápis “Manero”
Eu sou um lápis
Muito manero
Eu escrevo com vontade
O dia inteiro
Minha letra é legível
Ela é muito incrível
Minha ponta está perfeita
Estou no estojo todo dia
Com muita alegria
Sou um lápis de desenho
Aquarela e tudo mais
Quando o chefe me manda
Eu desenho uma pitanga.

Autores: Gustavo e Vítor (6ª série)

Poesias criadas pelos alunos da 6ª série, após a análise da Parábola do Lápis.

11 de março de 2011

BOLO DE MAÇÃ DA BRUXA - Jardim 2



Cozinhar é uma atividade muito divertida em sala de aula. Tarefa que  atrai o interesse das crianças e promove a cooperação.

Os alunos do Jardim 2 a partir da história "Minha Vizinha é uma Bruxa"  da autora Sylvie Rainaud, preparam um delicioso bolo de maçã. As maçãs que foram utilizadas na receita vieram enfeitiçadas com amor, amizade, carinho, abraços... quem comeu deste saboroso bolo ficou enfeitiçado com os melhores sentimentos que precisamos para nossa vida.
O bolo ficou uma maravilha, pois cada aluno transformou-se em bruxinha e bruxinho para colocar a mão na massa.


CONFIRA ALGUMAS FOTOS:







Carnaval na Educação Infantil



O Carnaval fez parte dos primeiros dias de aula dos alunos da Educação Infantil, onde confeccionaram os enfeites decorativos para o Baile de Carnaval que aconteceu no dia 04 de março no Salão Evangélico.

Enfeites de mesa confeccionados pelos alunos
utilizando material reciclado.






O Baile estava muito divertido

4 de março de 2011

Carnaval

O Carnaval é uma festa popular muito antiga que começou há mais de 500 anos na Europa. Isto é, começou na Idade Média.
No início, o Carnaval era uma grande folia, uma brincadeira de vila ou de vizinhos de bairro. As pessoas se reuniam para cantar, dançar e brincar. Brincavam por exemplo, de atirar água, farinha e tinta umas nas outras.
Neste tempo, fazia-se tudo o que era proibido no tempo da Quaresma, uma época de jejum e penitência.
O tempo de Carnaval ia desde o dia de Reis, em 6 de janeiro, até a Quarta-feira de Cinzas, quando começa a época da Quaresma. Com o tempo o Carnaval foi festejado somente nos últimos dias antes do início da Quaresma.
No Brasil, o Carnaval foi trazido pelos portugueses. O Carnaval no Brasil é um dos mais conhecidos no mundo: por causa do número de pessoas que movimenta pelas grandes escolas de samba, pela riqueza e criatividade das fantasias.

1 de março de 2011

Escola de Pais

Olá Alunos e Pais! Este ano  a ESCOLA DE PAIS do Colégio Sete de Setembro contará com a presença de Valther Maestro, um palestrante sensacional!!! Os professores da Escola estiveram com ele na sua reunião pedagógica e agora é a vez dos pais.Desde já vamos nos organizar para que possamos comparecer e tirar o maior proveito desta oportunidade! Todos nós temos muito a crescer com esta experiência! Contamos com vocês!
 
Educador há 24 anos. Atua como: Palestrante da Editora FTD, Diretor de Desenvolvimento de Projetos da Caminhos&Paisagens. É autor de livros didáticos de Geografia para o ensino fundamental, para educação de Jovens e Adultos (EJA) e paradidáticos, pelas Editoras FTD e Pueri Domuns Escolas Associadas. Coordena o Projeto Play Escola do Playcenter, o Projeto Caminho das Águas do Wet’n Wild, o Projeto Natureza do Beto Carrero World e o Projeto Conexões na Escolas Estadual de Ensino Médio Açorianos de Viamão. Assessora: o Projeto Contextura do Instituto Marista Graças, CENP-SEE para a formação continuada dos professores responsáveis pelos projetos de educação ambiental e a Província Marista do Rio Grande do Sul para as produção de material didático para as questões do Enem. Nos últimos anos palestra sobre: Os Novos Paradigmas Educacionais, Avaliação na Escola Renovada, O Novo ENEM e Como Educar os Filhos no Mundo Atual. Especialista em Questões Ambientais e Mestre em Geografia Humana, com o tema: Modernização, Reestruturação e Qualidade de Vida. O Trabalho de Doutorado reflete sobre os Novos Paradigmas Educacionais.