Quarta-feira
Nesta quarta-feira, 06/04/2011, nossa Semana do Conhecimento foi brindada com presenças importantíssimas, ainda dentro do tema da Drogadição. Primeiramente, representando o Executivo Municipal e a Secretaria da Saúde, Pedro Paulo agradeceu à Instituição e enfatizou a importância do debate deste assunto, momento em que também parabenizou à toda a equipe da Escola pela iniciativa, colocando a Secretaria da Saúde à disposição.
Na sequência, a Assistente Social Iliana Casagrande, com um belo histórico de 15 anos de dedicação a questões sociais na Secretaria da Saúde, deu início à conversação desta manhã. Expôs sobre drogas lícitas e ilícitas, relembrando que o uso das últimas sempre parte do uso das primeiras, geralmente no âmbito familiar.
Quando a combinação de cigarro e álcool já não satisfaz, parte-se para o uso da maconha, que dá a ilusão de felicidade e tranquilidade. Logo, esta também não basta, passando-se então para o uso da cocaína, que enquanto não lesiona as vias aéreas é inalada, passando a ser injetada depois. O crack é a sequência mais barata, viciando na primeira vez que é utilizado, e com tempo máximo de 3 dias entre as utilizações. Os danos físicos e psicológicos desta substância são os mais agressivos possíveis (emagrecimento, desleixo com a higiene, perda de dentes e da visão, problemas cardíacos, respiratórios, comportamento agressivo e paranóico, entre outros).
Muitos viciados, de ambos os sexos, são levados à prostituição para sustentação do vício.
Em nossa cidade, cerca de 238 pessoas procuraram ajuda, o que representa o percentual assutador de 6% da população total. A ajuda só é procurada após anos de vício. De todos, 236 são viciados em crack
Não há cura para a dependência química. O tratamento é eterno. Pode-se realizar internação em hospitais ou comunidades terapêuticas. Após o retorno para o convívio de família e sociedade, é feito tratamento com medicação e consultas psicológicas frequentes. Ainda assim, há casos de recaídas com tempo variado.
Tivemos, assim, uma manhã de grandes esclarecimentos e muito conscientizadora.
Aproveitamos para reiterar os agradecimentos pela disposição, oportunidade concedida e pelos ensinamentos valorosos à nossa palestrante, estendendo nossa gratidão à Secretaria de Saúde e ao Executivo, por trabalhar conosco na conscientização de nossos jovens.