15 de julho de 2011

REFAZENDO A HISTÓRIA

"Nada é constante no mundo, exceto sua constante transformação." (Heráclito)Por ser a aprendizagem uma característica natural de todo ser humano, ela flui de forma incessante. E esse fluxo, que não cessa, faz com que o conhecimento se transforme e esteja em constante aperfeiçoamento. O "Ministério do Bom Senso" adverte: nenhum conhecimento é imutável. A busca por uma didática reprodutiva, que não busca uma aprendizagem reconstrutiva, mas sim um método que explora o ser pensante e criativo do aluno, fazendo pesquisar, elaborar novas engrenagens de produção e conhecimento, permitir que usem a criatividade. Fazer com que o aluno vá ao encontro do inesperado, como é no dia-a-dia, fazendo com que ele exerça a construção de sua formação de uma forma concreta e assim ter subsídios para assumir responsabilidades por ela.  Com o tema Refazendo a História pude incentivar os alunos a propor projetos, pois quando a nasce deles a construção é conjunta. 


ALUNOS ELABORANDO CARTAZES COM FATOS QUE MARCARAM AS HISTÓRIA DO BRASIL E DO MUNDO E A PRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SOBRE CULTURA ORIENTAL.











12 de julho de 2011

Jardim 2 vai às compras!

     Com o objetivo de trabalharmos com o sistema monetário na Educação Infantil de maneira lúdica, os alunos do Jardim 2 foram fazer compras para realizar a atividade de culinária.

     Os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades lúdicas permitindo assim que os alunos tenham uma visão para um mundo real por meio de descobertas. Desse modo a criança passa a se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade.





11 de julho de 2011

Alunos do 4º ano visitam CORSAN

           Após realizarem trabalhos sobre a água em sala de aula, os alunos do 4º ano visitaram a CORSAN de Não-Me-Toque. As explicações de Salete deixaram o alunos impressionados com a grandeza e a responsabilidade que a CORSAN tem sobre a água destinada às nossas casas.
           Confira as fotos desta visita.



Salete explica para os alunos o que é água destilada


Visita interna na CORSAN


Alunos do 4º ano


8 de julho de 2011

Trabalhos de Artes

Trabalhos da 5ª série: ALGUMAS LENDAS, MITOS E CONTOS     FOLCLÓRICOS DO BRASIL

Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as criaram.
O universo imaginário popular possui muitas lendas. No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci-Pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros.
Os alunos representaram através de esculturas com argila as lendas de sua preferência.






Trabalhos da 6ª série: HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Desenvolver a técnica e a criatividade para a prática da comunicação e do ensino através da linguagem das histórias em quadrinhos. Praticar a elaboração das HQs conhecendo previamente todos os seus elementos e possibilidades.




 
Trabalhos das séries 7ª e 8ª: DESENHO DE OBSERVAÇÃO

O desenho pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade, visual, emocional, intelectual, ou outra, através da representação gráfica.
O Desenho de Observação assenta em quatro conceitos básicos: Enquadramento, Composição, Perspectiva e Proporções.
O desenho de observação é sobretudo um meio para se adquirir o domínio sobre os fundamentos do desenho (que não são regras), sobre a percepção visual e sobre o espaço no qual se desenvolve, seja ela bi ou tridimensional.
No exercício do desenho de observação desenvolve-se o pensamento analógico e concreto, o senso de proporção, espaço, volume e planos.
A sensibilidade e a intuição são espicaçadas enquanto se passa a apreciar melhor os outros elementos da linguagem gráfica: textura, linha, cor, estrutura, ponto e composição.







CONHECENDO ARTÍSTAS MUSICAIS

As últimas aulas de música do 1º e 2º anos foram a maior diversão... Aprendizado com prazer...

Os artístas conhecidos e explorados desta vez foram:

ISA T K +

ISA T K + E ALUNOS DO 1º E 2º ANOS

XUXA

                                                           Apresentação da XUXA

3 de julho de 2011

1º CAMPEONATO DE SUDOKU

           Sudoku, (em japonês: 数独, sūdoku) é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Este passatempo  envolve  raciocínio lógico para colocar os símbolos (números) nas células.Ele é apresentado em diferentes graus de dificuldade que variam de acordo com a quantidade de números pré-impressos em cada diagrama.
                         Muitas qualidades pessoais e profissionais são desenvolvidas nesse jogo, pois ao  observar a figura do quadrado com números pré-impressos e sabendo que o objetivo é preencher as diferentes células com diferentes números, temos a visão do todo. Para mais, ao observar a disposição dos números, começamos a desenvolver nosso raciocínio lógico de como iremos preencher as células com diferentes números. Fazendo isso, vamos estabelecendo metas e, à medida que o jogo se desenvolve, vamos atingindo-as.
A partir daí (visão do todo, objetivo final e metas) você começa a desenvolver ou melhorar:
  • a perspicácia (saber observar e desenvolver o raciocínio lógico);
  • a paciência (perseverar no desenvolvimento de tarefas difíceis e prolongadas);
  • a determinação (coragem para seguir em frente e não desistir quando obstáculos ou dificuldades aparecerem);
  • a perseverança (persistir de forma livre e constante para lograr seus objetivos);
  • a competência (capacidade de lidar com determinada tarefa);
  • a flexibilidade ( saber adaptar-se ao grau de dificuldade oferecido);
  • o aprender através da tentativa e erro (a solução final de cada jogo tem uma e apenas uma única solução);
  • a vontade de enfrentar o desafio (sair de sua “zona de conforto”);
  • o planejamento (para ir atingindo as metas e, ao final, o objetivo);
  • a concentração (dirigir o pensamento de forma intensa para a realização de algo);
  • o foco (concentrar atenção e energia em alguma tarefa);
  • o desenvolvimento de estratégias (planejamento e execução de ações visando alcançar um objetivo pré-estabelecido);
  • o “abrir-se ao novo” (a cada jogo um novo planejamento e uma nova estratégia devem ser desenvolvidos);
  • a lógica (coerência de raciocínio, de idéias, que levam à alguma conclusão).
            Além de todas essas vantagens este passatempo estimula a atividade mental, melhora a memória, a clareza mental e ajuda a manter o cérebro mais jovem. Com base em todas essas informações que esse jogo foi trabalhado nas aulas de matemática do Ensino Fundamental Séries Finais e que no dia  28 de maio  foi desenvolvido a 1º Campeonato de Sudoku do Colégio Sinodal Sete de Setembro. O Campeonato foi proposto a todos os alunos das Séries Finais, e as madrinhas de turma vieram para auxiliar. Foi proposto aos alunos três niveis de dificuldade ( fácil, médio e dificil). O que contou para a premiação foram os fatores quantidade de acertos e tempo utilizado na resolução. Abaixo estão fotos do Campeonato realizado e dos ganhadores deste 1º Campeonato. Foram premiados com medalhas os 1º e 2º lugares de cada série. Agradeço a todos que colaboraram com a realização da mesma, às madrinhas e aos alunos que participaram. E que se preparem pois no ano que vem teremos a 2º Campeonato de Sudoku!
 
 


 


 


   


 

 

5ª Série
1º Lugar : Amanda Kraemer Erpen
2º Lugar : Gabriel Güntzel
  
6ª Série
1º Lugar: Pâmela Cristina Três Berghahn
2º Lugar : Igor Alessandro Eller

  
7ª Série
1º Lugar: Karina Stapelbroek Nosé
2º Lugar: Pedro Schenkel Borguetti


8ª Série
1º Lugar : Ana Júlia Götz van Riel
2º Lugar: Vitória Carolina Albuquerque