31 de maio de 2012

Conhecer para contar história...

           Os alunos do 3º ano em complemento ao estudo que estão fazendo sobre a história da nossa escola e da colonização do município - época em que a escola foi fundada - visitaram a praça Dr.Otto Schmiedt, onde observaram o Monumento ao Imigrante Alemão inaugurado em 25 de julho de 1924; a Igreja Evangélica onde estão os sinos adquiridos na Alemanha por Otto Schmidt trazidos de navio, trem e carroça até Não-Me-Toque e observaram ainda a planta que, de acordo com uma das versões, originou o nome de nossa cidade. O contato proporcionou uma maior compreensão de nossa história, favorecendo a aquisição do conhecimento aos alunos.
   
          

23 de maio de 2012

Os alunos do 4º e 5º anos estiveram visitando as Exposições na Casa da Cultura Dr. Otto Stahl, na manhã de 23/05/12.
Uma delas intitulada como "Não-Me-Toque no Túnel do Tempo" e a outra é do Projeto Memória, com apoio da Fundação Banco do Brasil e da Sociedade de Amigos do Museu do Índio, intitulada de "Rondon: A Construção do Brasil e a Causa Indígena"

13 de maio de 2012

ARTES: TRABALHOS DIA DAS MÃES

 TRABALHOS REALIZADOS PARA O DIA DAS MÃES COM OS ALUNOS DO 6º ANO NA AULA DE ARTES : SABONETE DECORADO.











 
TRABALHOS REALIZADOS PARA O DIA DAS MÃES COM OS ALUNOS DA 6ª E 7ª SÉRIE NA AULA DE ARTES : ROSA FEITA COM FITA DE CETIM.




 
TRABALHOS REALIZADOS PARA O DIA DAS MÃES COM OS ALUNOS DA 8ª SÉRIE NA AULA DE ARTES : DÉCOUPAGE EM MDF







2 de maio de 2012


Com o objetivo de vivenciar na prática os usos e costumes dos povos indígenas, no dia 20 de abril, alunos das turmas do 1º, 2º e 3º anos da Escola Sinodal Sete de Setembro,juntamente com pais e as professoras Solange Fries e Pâmela Görgen, visitaram a Quinta da Estância Grande em Viamão.
Logo após a  recepção com um delicioso café da manhã, os guias Carlos e Daniela convidaram os pais, professores e alunos para assistirem apresentações de danças típicas de um grupo indígena.
Conheceram também moradias das tribos charruas, kainguang e guarani. Em uma roda com fogo de chão, degustaram comidas como o amendoim, o milho assado na brasa, a moranga, mandioca e o bodiapé, que é o pão indígena feito com farinha de milho e assado na brasa.
Tiveram explicações como era seu sustento, a questão de serem nômades, seu dia a dia, como se protegiam do frio, funções dentro da tribo: cacique, Tupã, pajé...
Os alunos conheceram também a horta da Fazenda da Quinta da Estância Grande, onde produzem hortaliças e frutas consumidas pelos turistas nas refeições, e também a árvore de urucum. Com a tinta extraída do urucum o guia pintou o rosto das crianças com motivos indígenas de festa e de guerra.
Na fazenda há também um sítio arqueológico e um museu com peças de artesanato e utensílios do uso comum dos índios. Estas peças formam encontradas na região.