Aconteceu no dia 31 de março o I Sarau de Poesias do Colégio Sinodal Sete de Setembro.
A poesia desperta a sensibilidade e os valores estéticos, aprimora as emoções e a sensibilidade, aguça sensações, brinca com múltiplos significados, materializa o prazer, torna a criança receptiva às manifestações de beleza e é fonte de saber.
A poesia exige introspecção porque joga com múltiplos sentidos, realçando signos e significantes. O poema demanda de seu leitor um olhar mais atento, uma ativa mobilização do lado intelectual e afetivo, requerendo um entrelaçamento contínuo de emoções e desejos, juízos e considerações, incompatível com a passividade. A poesia leva a criança a se perceber como sujeito construtor de significados, aquele que não se contenta com as versões recebidas, mas que questiona e transforma a realidade interior e exterior.
Março é o mês dedicado à poesia e como esta faz parte da proposta pedagógica do Colégio,os alunos do Ensino Fundamental declamaram e apresentaram poemas de Cecília Meireles.
Quem foi Cecília Meireles?
Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.
Sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecer pois morreu antes de seu nascimento. Foi criada pela avó Dona Jacinta. Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias.
Formou-se professora e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro”.
No ano de 1922, Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias. Com ele, a escritora teve três filhas.
Sua formação como professora e o interesse pela educação, a levou a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934. Escreveu várias obras na área de literatura infantil como, por exemplo, “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina”, “O menino azul”, entre outros. Estes poemas infantis são marcados pela musicalidade, uma das principais características de sua poesia.
No ano de 1939, Cecília publicou o livro “Viagem”. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
Cecília Meireles faleceu em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964.
Poesias declamadas no I Sarau de Poesias:
1º ano: Leilão de Jardim
2º ano: A Bailarina.
3º ano: Bolha
4º ano: Ou Isto ou Aquilo
5º ano:Gato na Garagem
5ª série: O Mosquito Escreve
6ª série: Retrato
7ª série: Timidez
8ª série: Canção
O sucesso do evento pode ser comprovado por elogios recebidos do grande número de pessoas que prestigiaram o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário